19/12/2012

Usinas Batatais e Lins moem mais de 4,91 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2012/2013

Mix de produção fecha em 43% de açúcar e 57% de etanol

A Usina Batatais e a Usina Lins finalizaram a safra 2012/2013 com a moagem de mais de 4,91 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. O encerramento oficial foi no dia 9 de dezembro nas duas unidades.

A Usina Batatais moeu cerca de 3,50 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, o que representa um aumento de 2,55% na estimativa prevista no começo do ano, uma vez que processou 43 mil toneladas a mais. Em Lins, o crescimento excedeu 83 mil toneladas, um aumento de 2,92%; já o valor total processado foi de 1,41 milhão de toneladas de cana. Como resultado, o mix de produtos fechou em 43% de açúcar e 57% de etanol, números referentes às duas usinas.

Mas o aumento nos índices de moagem não provocou um aumento significativo na produção da Indústria, pois o clima também modificou a previsão de ATR, índice de teor de sacarose da cana-de-açúcar. As chuvas melhor distribuídas, principalmente no mês de junho, beneficiaram a produtividade agrícola, por isso a safra se estendeu até dezembro, mas o teor de sacarose foi mais baixo que o previsto em Batatais.

"Na Usina Lins, o comportamento foi um pouco diferente, a qualidade da matéria-prima enviada para a Indústria foi um pouco melhor, e os números fecharam dentro da estimativa prevista para a safra", afirma Rodrigo Alessandro de Lima Correa, diretor da Divisão Agrícola.

Sobre as empresas

É com práticas sustentáveis que a Usina Batatais se destaca no mercado sucroenergético, com a produção de etanol e açúcar. Os investimentos em gestão e tecnologia já propiciaram a mecanização de sua colheita em 95%, um índice bem acima da média do setor. Com uma equipe de mais de 2,1 mil profissionais, a empresa é a grande geradora de empregos no município de Batatais (SP), onde está localizada. Suas atividades também impulsionam o desenvolvimento socioeconômico da região.

A empresa também tem uma outra unidade no interior paulista, a Usina Lins, localizada no município que leva o mesmo nome. Projetada de acordo com as boas práticas de mercado, a Usina Lins emprega diretamente mais de 1,3 mil profissionais e apresenta 100% de sua colheita e plantio de cana-de-açúcar mecanizados, sendo uma referência no setor sucroenergético. Ela é autossuficiente em energia elétrica, gerada a partir do bagaço da cana, assim como a matriz da empresa, a Usina Batatais. As duas usinas são associadas da Copersucar S/A, que tem atuação nos principais mercados mundiais.

 

Compartilhe esta Notícia

Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar essas funções, você aceita o uso desses recursos. Consulte nossa política de privacidade.